Meritocracia
Fevereiro/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. MERITOCRACIA NAS EMPRESAS 5
3. PIONERISMO DA MERITOCRACIA 11
4. MERITOCRACIA SONHO OU PESADELO? 15
5. MERITOCRACIA NAS EMPRESAS 16
6. CASE 18
7. CONCLUSÃO 20
8. REFERÊNCIAS 22
1. INTRODUÇÃO A MERITOCRACIA
Meritocracia (do latim meritu, mérito e cracia, poder) é um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção. Utilizada como ferramenta a meritocracia atraves da competição entre os indivíduos, estimula o aumento da produtividade e eficiência.
Em organizações, pode ser uma forma de recompensa por esforços e reconhecimento, geralmente associado a escolha de posições ou atribuição de funções.
A meritocracia consiste, entre outros aspectos, em realizar trabalhos desafiadores, ter acesso a treinamentos, ferramentas e autoridade para a auto-administração do trabalho, que se torna mais enriquecido e compensador, à medida que mudanças neste sentido são implementadas. O conceito de meritocracia implica em um modelo de gestão através do mérito, Para alcançar níveis elevados de produtividade, as organizações precisam de pessoas satisfeitas e motivadas, que participem ativamente nos trabalhos que executam e sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.
1.1 CONCEITO
A meritocracia é mais uma ferramenta de recursos humanos, na qual os funcionários são alinhados aos objetivos da companhia, de forma que todos trabalham com um só foco e objetivo, o que traz resultados para as duas partes. Essa ferramenta tem a capacidade de motivar os colaboradores, pois é um grande atrativo para o profissional ter um planejamento traçado e conhecer os caminhos que devem ser seguidos para alcançar as metas (BARBOSA, 2006, p. 10). Grande é a