meritocracia
Significado
Predominância dos que possuem méritos (numa sociedade, numa organização, num grupo, num trabalho ou ofício etc); predomínio das pessoas que são mais competentes e eficientes.
Modo de seleção cujos preceitos se baseiam nos méritos pessoais daqueles que participam.
Método que consiste na atribuição de recompensa aos que possuem méritos.
Meritocracia no mundo
Em meados de 1789 A meritocracia nasceu com a ideia de que os governantes deviam ser eleitos por suas virtudes, qualidades e não pelo voto do povo.
Assim, a classe burguesa foi diretamente beneficiada no sentido de que não só passariam a ter acesso a cargos políticos, até então ocupados apenas por descendência social, mas também teriam sua hegemonia justificada pelo ‘mérito individual’.
Meritocracia no Brasil
Aqui no Brasil, o Concurso Público, tornou-se exigência constitucional a partir de 1988 A Meritocracia foi introduzida no Brasil pelo Estado, no surgimento dos concursos públicos para preenchimento de vagas nas esferas públicas. O objetivo era combater a hereditariedade de cargos e o nepotismo, fazendo prevalecer atributos e competências que não estivessem relacionados às influências de poder ou de troca de favores e de relações sanguíneas. Com o surgimento dos concursos públicos, imaginava-se que a sociedade passaria a valorizar mais os méritos de uma pessoa do que as suas origens familiares e políticas.
Meritocracia nas organizações
Por meio da meritocracia, muitas organizações estabelecem estratégias que possibilitam avaliar de forma objetiva seus profissionais, permitindo recompensar quem apresenta os melhores resultados.
Quando bem aplicado, o sistema conduz a melhorias contínuas de performance, promove a eficiência das equipes e estimula a produtividade. O uso inadequado do modelo, no entanto, gera consequências negativas. Christian Orglmeister, sócio da consultoria de gestão global Boston Consulting Group (BCG), alerta que estratégias mal elaboradas