Meritocracia
A meritocracia é um sistema que tem sido adotado como forma de atrair e reter talentos em uma realidade organizacional que exige cada vez mais entrega e comprometimentos dos funcionários. Receber de acordo com a entrega de resultados dados à empresa, graças ao mérito de cada profissional. Nada mais é do que reconhecer o esforço de um indivíduo e beneficiá-lo de acordo com sua performance.
A empresa que adota a meritocracia atrela sua gestão ao estabelecimento de metas, ou seja, determina até onde o funcionário deve chegar para ter o seu mérito transformado em uma gratificação ao final de cada período estabelecido. O primeiro passo para implantar um sistema meritocrático num empreendimento é definir com clareza as competências e os indicadores de avaliação. O que a empresa espera do funcionário passa a ser claro e não existe mais espaço para o "eu não sabia disso" tanto da parte do líder quanto do liderado. O colaborador, independentemente do nível hierárquico, terá que fazer a sua parte e se empenhar para que seu mérito seja reconhecido.
O segundo fator é que todos tenha oportunidades iguais de participação e crescimento. Isso significa incluir todos os colaboradores da empresa no programa, não apenas alguns setores específicos. A contrapartida é que as responsabilidades do trabalhador aumentam. Para conquistar uma posição melhor, ou outro tipo de recompensa, é a própria pessoa que deve trabalhar, em si, os aspectos a melhorar. O sistema meritocrático chama para cada membro da equipe a responsabilidade de suas respectivas atribuições. Isso faz com que as pessoas passem a tomar iniciativas que exercerão influência direta tanto no desempenho individual quanto coletivo.
Com um processo bem estruturado e a devida preparação dos avaliadores, é possível chegar ao reconhecimento pelo trabalho das pessoas. Pode ser um bônus financeiro, pode ser uma viagem. Algumas pessoas preferem se envolver em projetos mais complexos para demonstrar suas