Meritocracia nas empresas
A proposta da meritocracia nas empresas é reconhecer os funcionários por seus méritos e beneficiá-los a partir de suas ações. Muito utilizado hoje, esse método garante maior engajamento por parte dos funcionários, que se sentem elementos fundamentais para o crescimento da corporação, levando a resultados diretos na evolução da empresa e dele próprio. Essa ferramenta tem a capacidade de motivar os colaboradores, pois é um grande atrativo para o profissional ter um planejamento traçado e conhecer os caminhos que devem ser seguidos para alcançar as metas
A meritocracia é mais uma ferramenta de Recursos Humanos é muito utilizada em empresas que possuem um alto nível de competitividade no mercado, que precisam reter seus melhores talentos antes que eles se mudem para a concorrência. É através dela que os gestores mostram que estão acompanhando de perto o desenvolvimento destes profissionais. Há algum tempo, as organizações perceberam que o maior segredo para o sucesso do negócio está nas pessoas - e é por isso que a área de Recursos Humanos se tornou indispensável e estratégica dentro de qualquer empresa.
Ser promovido é o desejo de todo o funcionário hoje em dia. Todos eles desejam ser reconhecidos pelo ótimo trabalho (na visão deles) que desempenham em suas atividades dentro da empresa, gerando uma expectativa enorme em torno disto, que, muitas vezes, não é atendida conforme gostariam.
Esta situação ocorre em diversas organizações mundo afora, por razões diferentes, pois cada caso é um caso. Invariavelmente, os funcionários que não conseguem ser promovidos antes daquele colega de trabalho que não vai com a sua cara afirmam que foram deixados de lado para que outras pessoas menos capazes (também na visão deles) pudessem ser promovidas.
Porém, o que muitos destes funcionários não param para analisar é se realmente tinham capacidade de assumir o novo cargo, se realmente ele é melhor que a pessoa que foi