ENTENDENDO A MERITOCRACIA
SEGUNDO DUARTE.......
Para Duarte (2005:365), o conceito de meritocracia pode ser definido como "a fórmula utilizada por organizações, como estímulo profissional, oferecendo recompensas aos seus integrantes que proporcionem melhorias importantes para elas ou para sua clientela".
O QUE BARBOSA PENSA SOBRE MERITOCRACIA NO BRASIL?..
Na ótica de Barbosa (2003), o principal problema é que no Brasil a meritocracia e a avaliação de desempenho sempre foram questões polêmicas, principalmente porque no país não existe uma ideologia meritocrática estabelecida na sociedade, mas sim de sistemas e discursos meritocráticos. Entre a sociedade brasileira, culturalmente ainda é forte a ideia de que cobrar resultados e, ainda, tentar mensurá-los, é uma atitude autoritária.
QUANDO COMEÇOU A SE PENSAR EM MERITOCRACIA?
Começou a se pensar em meritocracia junto com a revolução nas relações de trabalho trazida por Frederik Taylor. Quando, no início da revolução da produtividade trazida pela administração científica, Taylor sugeriu a aplicação de seu método de eficiência à administração de pessoal
EXEMPLO DA UTILIZÇAÇÃO DA MERITOCRACIA:
A meritocracia está associada, por exemplo, ao estado burocrático, sendo a forma pela qual os funcionários estatais são selecionados para seus postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo). Ou ainda – associação mais comum – aos exames de ingresso ou avaliação nas escolas, nos quais não há discriminação entre os alunos quanto ao conteúdo das perguntas ou temas propostos. Assim, meritocracia também indica posições ou colocações conseguidas por mérito pessoal.
O QUE DIZEM SOBRE A MERITOCRACIA POR AI...
O principal argumento em favor da meritocracia é que ela proporciona maior justiça do que outros sistemas hierárquicos, uma vez que as distinções não se dão por sexo ou raça, nem por riqueza ou posição social, entre outros fatores biológicos ou culturais, nem mesmo em termos de discriminação positiva.