merengue
Definição:
O merengue é um tipo de musica e dança na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. E bastante popular em vários países latinos tais como Porto Rico, Haiti, Venezuela, Colômbia e é a dança nacional dominicana. É também largamente conhecido em Angola já que a sua origem é africana e foi levado pelos escravos da África Austral (Angola) para os novos territórios das Américas. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetes e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.
Origem da dança:
O merengue seria uma mistura de duas danças, a dança africana em si e o minueto Frances, isto aconteceu entre o final de 1700 e o inicio de 1800, quando os escravos haviam visto as danças de salão nas festas da nobreza e começaram a tentar imitar seus patrões executando alguns passos, mas naquele tempo as danças europeias não eram tão divertidas, então os escravos decidiram acrescentar as batidas dos tambores para dar um ritmo especial aquele tipo de dança. Assim originando o merengue que é a dança nacional da Republica Dominicana.
Influência da dança na República Dominicana:
O merengue se adentrou na sociedade dominicana, integrando-se por completo a certos setores sociais, motivo pelo qual desbancou vários ritmos. O Merengue genuíno e autêntico só sobrevive hoje nas zonas rurais da República Dominicana.
Todos os anos, desde 1967, acontece na republica dominicana o festival do merengue que é uma importante atração turística e alavanca a economia do país no setor turístico.
Influência da dança no Pará:
O merengue é fonte de influências para outros ritmos e danças no Pará como: Brega, Carimbó, Lambada, Guitarrada. O merengue e outras danças fizeram e fazem parte da