Merengue
O Merengue é uma dança folclórica dominicana que se difundiu mundialmente e que muitos consideram como a dança nacional da República dominicana.
Origem: As origens do Merengue são muito discutidas. Entre as opiniões diferentes sobre o tema encontramos:
1) Foi Alfonseca quem inventou o Merengue (Segundo Flérida de Nolasco).
2) Sua origem e aparição se perde nas brumas o passado (Julio Alberto Hernández).
3) Nasceu com caráter de melodia criola após a batalha de Talanquera onde triunfaram os dominicanos (Rafael Vidal).
4) Parece que o Merengue provem de uma música cubana chamada UPA, que passou por Porto Rico, de onde chegou a Santo Domingo em meados do século passado (Fradique Lizardo).Na realidade pouco se sabe de concreto sobre a origem do merengue. Em meados do século passado, de 1838 a 1849, uma dança chamada URPA ou UPA Habanera, passou pelo Caribe chegando a Porto Rico onde foi bem recebida. Esta dança tinha um movimento chamado merengue que ao que parece, é a forma que se escolheu para designar a dança e que chegou à República Dominicana, onde nem sequer foi mencionado nos primeiros anos.. Posteriormente foi bem recebido e até o coronel Alfonseca escreveu peças da nova música com títulos muito populares como "¡Ay, Coco!", "El sancocho", "El que no tiene dos pesos no baila", e "Huye Marcos Rojas que te coje la pelota".
O Merengue surgiu por volta de 1844 e já em 1850 tornou-se moda, desbancando a Tumba, até então o ritmo mais popular dominicano. Inicialmente teve muitos desafetos. No começo da década de 1850 começou a surgir nos jornais da capital dominicana, uma campanha em defesa da Tumba e contra o merengue que reagia ao auge que ia adquirindo o primeiro em detrimento da última.
A estrutura musical do merengue, na forma que se pode considerar mais representativa, constava de passeio, corpo ou merengue, e "jaleo". Toda a música se escreve em ritmo 2 x 4 e existiam discrepâncias quanto ao número de compassos que constituíam cada