artigo de concreto
POR MEIO DA MECÂNICA DO DANO
Departamento de Engenharia de Estruturas
Escola de engenharie de São Carlos - USP
Av. Trabalhador Sancarlense, 400, Centro - São Carlos - SP – Brasil - CEP:13566-590 e-mail: persival@sc.usp.br, web page: http://www.set.eesc.sc.usp.br/
Key words: mecânica do dano, elementos finitos, computação gráfica.
Abstract. Neste trabalho são apresentados aspectos relativos à modelagem de estruturas de concreto por meio da Mecânica do Dano.
Algumas evidências experimentais revelam uma degradação das propriedades do concreto quando submetido a carregamentos monotônicos crescentes. O modelo de dano de Mazars é apresentado como uma forma de representar este fenômeno de perda de resistência. Este modelo foi escolhido por ser simples, uma vez que utiliza uma grandeza escalar para representar a danificação do material.
O modelo foi implementado no sistema QUEBRA2D-FEMOOP. O QUEBRA2D é um programa gráfico responsável pelo pré e pós-processamento, enquanto o FEMOOP é um pacote de elementos finitos incumbido da análise tensão-deformação.
Alguns exemplos e dificuldades na implementação do modelo de dano de Mazars são apresentados neste trabalho.
0(&20 ± )LUVW 6RXWK$PHULFDQ &RQJUHVV RQ &RPSXWDWLRQDO 0HFKDQLFV
*****************************************************************
1 INTRODUÇÃO
A mecânica do dano contínuo é uma ferramenta para análise da deterioração do material em sólidos submetidos a ação de natureza mecânica ou térmica. Enquanto a mecânica da fratura lida com as condições de propagação de fissuras macroscópicas, a mecânica do dano contínuo estuda o efeito de microfissuras distribuídas na resposta do material. A teoria do dano descreve localmente a evolução dos fenômenos que se desenvolvem entre um estado inicial, relativo a uma situação de material íntegro, e um estado final, representado pela perda total da resistência. No caso do concreto, um