Merchandising e a Promoção de vendas
Por Rodrigo Humberto Leite e Admir Borges
28/11/2007
Resumo
Este artigo pretende confirmar a importância do merchandising e da promoção de vendas como uma das mais eficazes ferramentas do composto mix de marketing. Através da revisão literária mostra a descoberta e evolução das publicações sobre o assunto e o afinamento das técnicas. Esclarece o papel de cada um dentro do varejo, destacando seus objetivos e suas conquistas. O artigo busca comprovar os resultados alcançados através da análise de alguns “cases” e instigar a migração dos investimentos da propaganda para ações dentro do PDV substituindo o esforço de aumentar o número de pessoas dentro do PDV para o aumento do ticket médio de compra do consumidor.
Palavras-chave
Merchandising, promoção de vendas, ticket médio, vendas, ponto de venda (PDV).
1 INTRODUÇÃO
No começo era a exclusividade na venda dos produtos, depois passou pelo boca-a-boca, evoluiu para a propaganda e teve sua maturidade no planejamento estratégico em marketing. A área de marketing tinha o papel de divulgar produtos ou serviços e o departamento de vendas investia em treinamento de pessoas que tinham a responsabilidade de convencer e vender. Atualmente, dependendo do modelo de negócio os vendedores são meros coadjuvantes e algumas ações de marketing os substituem com sucesso. Estas são o Merchandising e a Promoção de vendas, que tornam os produtos irresistíveis, provocam desejos, necessidades e vendem muito.
Independentemente da idade, escolaridade, poder aquisitivo ou cultura não há quem nunca caiu nestas “armadilhas”, que induzem o consumo sempre acima da real necessidade ou intenção de compra. Às vezes agem no subconsciente e você nem percebe que fez, mas talvez depois de ler este artigo ou mesmo neste momento vai perceber que “caiu nessa” algumas vezes.
Em uma análise metafórica estas ferramentas são como aquele