Mercantilismo
INTRODUÇÃO ORIGEM PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PENSADORES PENSAMENTOS CONSEQUÊNCIAS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se ao resumo de uma das Escolas Sociológicas, o Mercantilismo. A metodologia utilizada para o resumo foi indicar os principais pensadores, suas características, e mostrar suas obras e contribuições Sociológicas.
ORIGEM
O mercantilismo surgiu na Europa atribuído a um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas a partir do século XV, caracterizado por uma forte intervenção do Estado na economia. Onde o interesse do Estado era acumular riquezas e metais preciosos. O termo mercantilismo foi criado a partir da palavra latina mercari, que significa mercantil, no sentido de levar adiante um negócio, e que procede da palavra merx, que significa mercadoria.
SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Metalismo:
Considerava-se que quanto maior a quantidade de metais preciosos, mais forte e poderoso seria o governo.
Balança comercial favorável:
Os metais preciosos eram o meio de pagamento utilizado na troca de mercadorias. Desse modo o governo considerava que o Estado deveria aumentar ao máximo a exportação e reduzir ao mínimo a importação de mercadorias para conseguir um saldo favorável em sua balança comercial.
Pacto colonial:
O Estado determinava que tudo o que era produzido nas colônias seria vendido somente para a metrópole, e tudo o que as colônias necessitavam, seria fornecido somente pela metrópole.
Protecionismo:
O Estado incentivava o comércio, indústria e a marinha mercante nacional, a fim de se proteger da concorrência estrangeira, aumentando os impostos das mercadorias importadas e tornando-as mais caras, favorecendo ao mercado dos produtos nacionais, que por sua vez ficavam mais baratos.
PRINCIPAIS PENSADORES E RESPECTIVOS PENSAMENTOS:
Thomas Mun:
(Filho de um mercador britânico, alcançou fortuna no comércio italiano). Como um reino poderia ser enriquecido? Os meios