Pim 1
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
ERIK SANTOS LEITE
Mat. 09103255
Trabalho apresentado na Disciplina de
Introdução à Economia. Curso de
Graduação à distancia em Administração Bacharelado.
ARACAJU
2009
1) Defina o que você entende por demanda:
Demanda é quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido por um mercado.
2) Explique por que a curva de demanda é negativamente inclinada:
A quantidade demandada de um bem diminui quando o seu preço aumenta. Graficamente, então, a demanda é quase sempre negativamente inclinada no plano preço e quantidade.
3) A teoria microeconômica tradicional afirma que a demanda é função das variáveis: preços, renda, preferência, propaganda etc. A análise é sempre entre duas variáveis escolhidas, considerando as demais como constantes (ceteris paribus). Esse modelo de análise chama-se Elasticidade da demanda e foi desenvolvido por ALFRED MARSHALL
4) A demanda depende da receita orçamentária das famílias, mas aumentos da renda podem provocar deslocamentos para a esquerda da curva de demanda. Quando isto ocorre?
Para bens normais há uma relação positiva entre renda e quantidade demandada, logo a elasticidade renda é positiva.
Para bens inferiores há uma relação negativa entre renda e quantidade demandada, logo a elasticidade renda é negativa.
5) Se a demanda de um bem qualquer aumenta, tudo o mais permanecendo constante, o preço desse bem tende a se elevar. Como os consumidores podem fazer para reagir ao aumento do preço do produto em questão?
A preferência por bens substitutos é uma das formas de “forçar” a queda dos preço, visto que a demanda tende a diminuir.
6) De acordo com a teoria microeconômica tradicional, o mecanismo de preço ajusta a quantidade ofertada à quantidade demandada. Em que circunstâncias, pode haver excesso de demanda?
Quando a quantidade ofertada não atende à demanda de um determinado produto ou serviço.
7) Se a