Mercantilismo
Capitulo 2
Resumo
Mercantilismo
A partir do século XVI observamos o nascimento da primeira escola econômica: o. mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.
Fisiocracia
Os fisiocratas sustentavam que a terra era a Única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens.
Os Clássico
Adam Smith (1723-1790)
Considerado o precursor da moderna Teoria Econômica) colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra A riqueza das nações em1776.
Teoria neoclássica o período neoclássico teve início na década de1870 e desenvolveu-se até as primeiras décadas do século XX. Os neoclássicos sedimentos o raciocínio matemático explicito inaugurado por Ricardo procurando isolar os fatos econômicos de outras aspectos da realidade social .
A era keynesiana
A era keynesiana iniciou-se com a publicação da Teoria geral do emprego dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes(1883-1946),em 1936. A teoria geral consegue mostrar que a combinação dos politicas econômicas adotadas até então não funcionava adequadamente ,e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão
Economia
Capitulo 3
Resumo
Normas jurídicas subjacentes à teoria de mercados
estuda-se o comportamento dos produtores e dos consumidores quanto a suas decisões de produzir e de consumir; de outro, além de se conceituarem os agentes das relações de consumo - consumidor e fornecedor, do ponto de vista do Código de Defesa do Consumidor-, colocam-se os direitos do consumidor frente aos