mercantilismo
CURSO DE DIREITO
DISCILINA: ECONOMIA POLITICA
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CAMPUS NOVA FRIBURGO – RJ
GRADUAÇÃO EM DIREITO – 1º PERIODO – MANHA
DOCENTE: MOACIR FECURY
DISCIPLINA: ECONOMIA POLITICA
ALUNAS: ANA LUIZA VELLOSO – 11352034-1; MARCELLA RODRIGUES – 11352039-1; PATRICIA ALCANTARA DA FONSECA – 11362054-1; RAQUELE MATURANO – 20762048-1; SARAH BARROS – 11352044-1; STEFANNY FRANÇA – 11352036-1
MERCANTILISMO
NOVA FRIBURGO
2013
OBJETIVO:
O objetivo desse trabalho é apresentar as principais características do Mercantilismo, que foi um conjunto de praticas econômicas praticado na Europa durante a Idade Moderna. Vamos mostrar suas principais características e definições.
INTRODUÇAO
No período que compreende o século XV até o final do século XVIII, a Europa passou por grandes e importantes transformações. A partir delas, o mundo medieval foi sendo substituído por novas organizações políticas, econômicas e culturais. Através das grandes navegações os povo europeus modificaram sua visão de mundo. Desse modo a economia recebeu novas características tendo por objetivo o enriquecimento dos Estados Nacionais Modernos.
DESENVOLVIMENTO
O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que surgiu na Europa a partir do século XV, baseado na busca de desenvolvimento econômico de um país através do acumulo de riquezas. Durante toda a Idade Média a terra constituía a base da fortuna de um individuo. Quem tivesse mais terra era considerado o mais rico.
Mas a partir das mudanças das características econômicas e com o resurgimento do comercio e das cidades a situação começou a mudar.
A origem dessa prática econômica acontece em um momento de extrema escassez de metais preciosos na Europa. Faltava dinheiro para atender as demandas do comercio. Começou