A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO
A partir de experiências adquiridas na Educação Infantil é possível enxergar a importância da ludicidade nas aulas de Educação Física para a socialização de crianças de 3 a 6 anos. O tema da pesquisa foi escolhido para que se possa verificar a importância das atividades lúdicas e recreativas para crianças de 3 a 6 anos, nos fazendo pensar em como e de que forma podemos intervir e desenvolver melhor a socialização entre as crianças através de atividades lúdicas e recreativas.
Algumas instituições ignoram, ou até mesmo, desconhecem as atividades lúdicas como forma de socialização entre as crianças, que podem ser propostas nas aulas de Educação Física Infantil. Isso pode incidir pelo fato de as escolas parecerem não priorizar educadores especializados nessa área infantil, e até mesmo desconhecer os benefícios da ludicidade na infância.
O desenvolvimento deste trabalho iniciou-se quando, através de nossas próprias experiências empíricas, percebemos a diferença entre crianças que tiveram mais estímulos em ambientes diversos das crianças que não obtiveram. Seu objetivo é identificar os possíveis benefícios das atividades lúdicas na Educação Física para a socialização das crianças da Educação Infantil. A ludicidade aparece como estratégia dessa disciplina, onde um de seus objetivos é a socialização. Dessa forma, iniciamos nossa pesquisa a fim de relacionar a ludicidade com a socialização. As possibilidades de contribuição para a área de conhecimento são grandes, pois a Educação Infantil e a Educação Física Escolar juntas podem contribuir ininterruptamente para a socialização das crianças uma vez que feita de forma lúdica dentro do âmbito escolar e em sociedade.
O Marco Teórico traz a fundamentação sobre ludicidade, educação física escolar e socialização.
Nessa primeira parte do trabalho é exposto como a ludicidade pode ser uma estratégia das aulas de educação física escolar, definindo seu conceito e como ela funciona nas crianças. Na