Mercados e Capitais
Investimento
Resumo prático
Fundos e Clubes
1 GENERALIDADES
2 DIFERENÇAS
Essa modalidade funciona basicamente como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, que passam a ser chamados de cotistas, e realizam operações no mercado financeiro com objetivo de remunerar o capital desse grupo. Na prática, um clube ou um fundo de investimento em ações possuem o mesmo mecanismo de funcionamento, ou seja, o mesmo sistema de cotas, tributação e etc. Deste modo, os aspectos que de fato diferenciam um clube de um fundo de investimentos são:
Os recursos desse grupo são geridos por uma instituição financeira especializada, responsável por realizar as aplicações no mercado, conforme a política de investimento estabelecida.
Os investimentos podem ser em ativos como ações, CDBs, títulos de renda fixa, derivativos, commodities e títulos cambiais, entre outros.
A partir do momento em que o investidor aplica em um clube/fundo, ele adquire uma determinada quantidade de cotas. Esta quantidade por sua vez, sempre será a mesma (exceto se o investidor fizer novas aplicações ou resgatar as suas cotas). Portanto, o que irá variar será o preço das cotas conforme a valorização ou a desvalorização das ações que compõem a carteira do clube/fundo.
Clubes
Fundos
Mínimo 3 máximo
50 cotistas
Mínimo 3 cotistas e não possuem limite de cotistas Ingresso somente de pessoas físicas
Ingresso pessoas físicas e jurídicas
Limite por cotista de 40% do patrimônio do clube Não possui limite
O Fundo/Clube de investimento em ações apresenta muitas vantagens.
Dentre elas destacam-se:
- Não é necessário ser um especialista no mercado financeiro para investir; recursos •
•
•
CPF;
RG;
Comprovante de endereço atual
Após a liberação do cadastro com a
Geração Futuro, a Gol Invest entra em contato com o cliente para avisá-lo como proceder com o