A vida de Manuel Castell
Manuel Castells Oliván escritor e sociologo nasceu dia 9 de Fevereiro de 1942, na cidade de Hallín na espanha, vive atualmente em barcelona e em Santa monica (USA) com sua esposa Emma Kiselyova.
Em 1967 ele deu aula na faculdade de Paris, onde foi seu "primeiro campus em Nanterre". Em 1970 Castells defendia o "Capitalimos informacional" no seu primeiro livro"A SOCIEDADE EM REDE". Em 1979 ele foi nomeado Educador de " Sociologia e Planejamento Regional na Universidade de Berkeley, Califórnia."
Durante os Anos 70 Castells foi muito importante para a sociedade, com a evolução da "sociologia urbana Marxista". Ele destacou-se com o papel dos movimentos igualitários na transformação de tumultos da vista urbana.
Introduziu o análise "consumo coletivo" para endireitar um amplo abarcamento dos valores sociais, mexido no "campo econômico para o campo político pela intervenção do Estado". Ao largar as "estruturas Marxistas no início da década de 1980", iniciou-se a aplicar no formulário das novas "tecnologias de informação e comunicação na reestruturação econômica."
Em 1990, uniu ao rumo de sua pesquisa em um consistente estudo, "A Era da Informação", divulgou "como uma trilogia entre 1996 e 1998."
" Segundo o Social Sciences Citation Index Castells foi o quarto cientista social mais citado no mundo no período 2000-2006 e o mais citado acadêmico da área de comunicação, no mesmo período. "
Sociedade em Rede
"Sociedade em Rede, É o primeiro volume da trilogia A Era da informação: Economia, sociedade e cultura, mapeia um cenário mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação." O autor propõe o conceito de capitalismo informacional, e constrói seu raciocínio partindo da história do forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e seus impactos nos diversos campos das relações humanas. Demonstra como tecnologias, inicialmente impulsionadas pelas pesquisas militares, foram amplamente utilizadas pelo setor