Historico de autor castell
Manuel Castells é professor de Sociologia e Professor da Cidade e Planejamento Regional da Universidade da Califórnia, Berkeley, onde foi nomeado em 1979 no Departamento de Planejamento Municipal e Regional.
Em 1994-98 foi o Presidente do Centro de UC Berkeley para Western Estudos Europeus. Entre 1967 e 1979 ele ensinou sociologia na Universidade de Paris, primeiro no Campus Nanterre, então, desde 1970, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Também tem sido professor e diretor do Instituto de Sociologia da New Technologies, Universidad Autonoma de Madrid, Professor de Pesquisa no Conselho Superior de Pesquisas Científicas, em Barcelona, e professor visitante em 15 universidades na Europa, nos Estados Unidos, Canadá, Ásia e América Latina. Ele já lecionou em acadêmicos e profissionais cerca de 300 instituições em 40 países.
Naceu na Espanha em 1942. Vivia como uma criança em Hellin, Albacete, Madrid, Cartagena, Valência e Barcelona, onde, tem concluído o ensino secundário histórica. Estudou Direito e Economia da Universidade de Barcelona, em 1958-62.
Manuel Castells Sua carreira acadêmica começou em 1967 na Universidade de Paris, ensinando Metodologia de pesquisa social, e Pesquisa em sociologia urbana. Em 1972, publicou seu primeiro livro, La Question Urbaine, que foi traduzido em 10 línguas e se tornou um clássico em todo o mundo. Eu fui um dos fundadores intelectuais do que veio a ser conhecido como a Nova Sociologia Urbana. Suas principais publicações são o campo nessa cidade e do Grassroots (University of California Press), um estudo comparativo das organizações comunitárias urbanas e Movimentos Sociais com base no trabalho de campo histórica na França, Espanha, América Latina, e na Califórnia, que recebeu o C. Wright Mills Award em 1983, e A Cidade Informacional (Blackwell, 1989) uma análise das mudanças urbanas e regionais trazidas pela Tecnologia da Informação e da reestruturação económica nos Estados Unidos. Em 1998,