Mercado Imobiliario
O mercado imobiliário é um mundo de oportunidades. O crescimento da renda, a melhoria das condições de crédito e o acesso ao mercado de capitais geraram um crescimento excepcional nos últimos anos. O curso cobre toda a cadeia de valor do setor, desde a prospecção de terrenos, passando pela análise de viabilidade e financiamento do projeto, projeto comercial e arquitetônico do empreendimento, a divulgação e comercialização das unidades, o seu financiamento e o uso do mercado de capitais.
MERCADO IMOBILIÁRIO
O ESTADO – 26/07/2013
DEPOIS DE EXPERIMENTAR GRANDE CRESCIMENTO NOS ANOS DE 2009 A 2011, PERÍODO DE VÁRIOS LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS IMPULSIONADOS PELA CRESCENTE DEMANDA, QUEDA NOS JUROS DE FINANCIAMENTOS E ATRATIVAS LINHAS DE CRÉDITO OFERECIDA PELOS BANCOS, O MERCADO IMOBILIÁRIO AGORA TEM VIVIDO UMA NOVA FASE.
PARA O VICE-PRESIDENTE DA ÁREA IMOBILIÁRIA DO SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO CEARÁ (SINDUSCON-CE), ANDRÉ MONTENEGRO, A REALIDADE AGORA É OUTRA. DEPOIS DE TODO O “BOOM” NO SETOR, O MOMENTO AGORA É DE ESTABILIDADE, TANTO QUE O DESEMPENHO PREVISTO PARA ESTE PRIMEIRO SEMESTRE FOI ATENDIDO. OU SEJA, O MERCADO TEM CRESCIMENTO PREVISTO PARA ESTE ANO ENTRE 2% E 2,5%.
MOMENTO DIFERENTE
“A REALIDADE INICIOU ANO PASSADO, QUANDO PASSAMOS A VIVENCIAR UM MOMENTO DIFERENTE DOS ANOS DE 2009, 2010 E 2011, QUANDO CRESCEMOS EM DEMASIA. MESMO ASSIM, CONTINUAREMOS CRESCENDO ACIMA DA ECONOMIA BRASILEIRA COMO UM TODO. POIS TEMOS DEMANDA REPRIMIDA E GRANDE OFERTA DE CRÉDITO. HOJE, POR EXEMPLO, OS BAIRROS ANTES CONHECIDOS COMO “PERIFÉRICOS” ESTÃO ESTOURANDO EM VENDAS”, EXPLICA.
DIFERENTEMENTE DO OBSERVADO NOS ANOS ANTERIORES, QUANDO OS MILIONÁRIOS APARTAMENTOS E CASAS DA ALDEOTA LIDERARAM O RANKING DOS MAIS VENDIDOS; EM 2012, FORAM OS IMÓVEIS MAIS MODESTOS E LOCALIZADOS NA PERIFERIA QUE ESTIVERAM NO TOPO. BAIRROS COMO MESSEJANA E MONDUBIM, ANTES IGNORADOS PELO MERCADO, FIGURARAM COMO OS LOCAIS COM MAIS UNIDADES