Mercado financeiro e sistema financeiro nacional
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS
DOCENTE PROF. MARCELO
Mercado Financeiro e Sistema Financeiro Nacional
Fábio Farias Feitosa
Joquebede Bispo de Souza Oliveira
Lucimara Gonçalves Mathias
SÃO PAULO
2012
1. INTRODUÇÃO A essência do mercado financeiro é a esperança, esperança de algo no futuro, ou seja, investir buscando resultados. Na Idade média, a base de troca eram as mercadorias, porém foi constatado que se precisava encontrar algo único para troca de valores, foi então que no final do século XVII surge a moeda como base de troca no Brasil. (BRASIL, 2012).
Assim o mercado financeiro é uma entidade que permeia a Economia e que reúne indivíduos ou empresas, que se interessam a captar ou emprestar recursos financeiros por motivos e para fins diversos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÕES
Primeiramente devemos saber e entender o que é o Sistema Financeiro Nacional ou SFN. Em nossa economia existem alguns personagens conhecidos por agentes econômicos, os agentes econômicos são caracterizados por pessoas físicas - como você-, empresas (P.J. - Pessoa Jurídica) e órgãos públicos - tais como Banco Central do Brasil (BC ou BCB) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Numa economia existem agentes superavitários, ou seja, que conseguem acumular riqueza, e agentes deficitários, cujos recursos são escassos e lhes falta dinheiro. O Sistema Financeiro Nacional, através de suas instituições, é responsável por: • Captar recursos financeiros dos agentes superavitários e distribuí-los aos agentes deficitários; • Tornar viável a circulação dos ativos financeiros; e • Regular esse processo de circulação. • O órgão máximo do SFN é o Conselho Monetário Nacional, mais conhecido como CMN, que é um órgão deliberativo, cuja principal atribuição é criar normas e instruções a serem seguidas pelo