Mercado Financeiro, Nossa relação com o dinheiro
Módulo 1 – Nossa Relação com o Dinheiro
A educação financeira no Brasil ainda é muito inacessível, ou por falta de interesse dos indivíduos ou por falta de uma estrutura de ensino financeiro nas escolas e afins. As pessoas tem uma impressão que sabem mais sobre esse assunto do que realmente sabem, ai não buscam informações que podem auxiliar numa vida financeira saudável. Muitos sonhos e projetos de vida são abandonados por falta de um planejamento necessário para sua realização. E, esse planejamento só é capaz se houver uma boa base na educação financeira.
Projetos são feitos a partir de sonhos, por isso é tão importante sonhar. Um bom projeto planejado e bem definido é fundamental para sua realização. Definir o que se quer e estabelecer metas claras e objetivas são primordiais para que esse projeto se realize. Depois da definição e imposição de metas uma visão do futuro motivadora ajuda a superar os obstáculos para transformar seu sonho em realidade. Mas é claro que no meio do caminho pode haver mudanças de planos, por isso estabelecer etapas intermediárias pode, de tempos em tempos, reavaliar se o projeto continua sendo viável para a concretização do sonho.
Ter um equilíbrio emocional é imprescindível para tomar decisões bem sucedidas, no processo de escolha, a emoção e a razão funcionam como dois lados de uma balança que devem manter-se equilibrados. Ter um troca intertemporal, ou seja, pensar no futuro baseado nas ações do presente, também ajuda para projetos serem alcançados com sucesso. Definir o que é um desejo momentâneo do que realmente se precisa ou necessita é fundamental para tonar sonhos em realidade.
Módulo 3 – Uso do Crédito e Administração das Dívidas
O crédito possibilita a antecipação do consumo para a aquisição de bens ou contratação de serviços. Existem várias fontes de crédito, por exemplo: limite do cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos imobiliários ou de veículos, compra