Marie
O desenvolvimento do mercado de credito pode fazer com que os bancos aumentem o dinheiro disponível, e diminuir a taxa de juros.
A taxa média de lucro, não é determinada por lei alguma não existe uma taxa de juros natural. A taxa de juros depende do conflito de opiniões entre tomadores e emprestadores. Dos sujeitos que vendem e compram títulos no mercado real e no mercado relativo – o sentido dos altistas e baixistas – acho que a taxa de juros esta baixa – acho que o preço dos ativos financeiros eram altos.
O que é taxa de juros: Taxa de juros é o preço inicial em relação ao preço final – presente em relação ao futuro – mercado especulativo. Alguns acham que ela esta baixa – ativos estam altos (venda). Já se a taxa for alta, o preço dos ativos é baixo, vai subir (compra) – mercado especulativo. Depende do conflito de opiniões.
Os preços dos títulos podem subir e cair, qual é a regra? Não existe. mesmo assim, agente tem uma taxa de juros, pelo menos a de longo prazo, um pouco mais estável. O que da essa estabilidade para ela? – uso, costume, prática. O que determina a taxa de lucro do capitalista? A expropriação da mais valia – se apropriar de mais trabalho – trabalho excedente. O que faz a produtividade? Aumenta a mais valia relativa, diminui o trabalho necessário – continua sendo a mesma lógica – capacidade da economia de utilizar de trabalho.
Existe uma taxa de juros de mercado, que é mais variável, estabelecida por vários conjuntos de relações, que tende a uma certa instabilidade – existência histórica, costume etc. Ela é tomada pelo capital produtivo como algo dado – longo prazo. Os neoclássicos vêem a taxa de juros dessa forma, se o banco empresta dinheiro para mim, o banco facilita o crédito – merece o premio – estou disposto a pagar. O que Marx demonstra? A discussão é muito complexa; A sociedade aprendeu a ver o capital produtivo, a ver a taxa de juros como algo JUSTO – nível JUSTO, existiria na cabeça das pessoas, uma taxa de juros