Administração financeira
A administração de uma empresa está voltada para a gestão dos recursos financeiros, no momento em que o administrador possui o controle de todas as operações, a administração do capital investido passa a ser mais bem administrado. É fundamental que a gestão atenda as necessidades dos sócios que procuram aumentar sua riqueza, o lucro é o objetivo final das operações. Essa tarefa do administrador financeiro necessita de conhecimento de todas as áreas da empresa, bem como de previsões de pagamentos e recebimentos identificados a tempo de se buscar recursos de terceiros, quando necessário.
Segundo GITMAN, 2002 a Administração Finanças é “a arte e a ciência de administrar fundos” Ela estuda toda a movimentação de recursos financeiros entre os agentes econômicos. Estes agentes são os indivíduos e organizações que obtém receitas ou adquirem fundos, gastam ou investem. Enfim, finanças ocupam-se de mercados, instituições e instrumentos que estão envolvidos na transferência de fundos entre indivíduos, empresas e governos.
A Administração Financeira pode ser compreendida como o setor responsável em gerir os recursos da empresa, ou seja, fazer como que os recursos materiais, financeiros, pessoas, tempo sejam controlados e utilizados de forma correta. Atualmente o mercado globalizado está em constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar com essa flexibilidade de mudanças assim o financeiro é o que controla o bem essencial da empresa que podemos classificar como o capital financeiro. Os recursos financeiros estão presentes em todo o sistema da empresa, desde o pagamento dos funcionários, passando pela compra de materiais de expediente, produtos para revenda, matéria-prima, marketing e etc. Dessa formar podemos compreender que administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. E o profissional que atua nesta área é o administrador de finanças que tem o papel de analisar, planejar e controlar