Relatório final acadêmico - motivação
PBL nº. 02
GRUPO:
Causas Possíveis Líder: Lídia Bueno Roque RA: 11148343
Redatora: Daiana Ferreira de Souza RA: 12822748
Membro debatedor 1: Pâmela Palmieri RA: 12115929
Membro debatedor 2: Élidy Camilla Vicente RA: 12822797
Membro debatedor 3: Renata Oliveira Pires de Souza RA: 12722732
1.Questões e Estratégias de Pesquisa
A pesquisa se dará à partir do Conceito de Motivação e suas teorias, mais especificamente, foi pesquisado a Teoria dos Dois Fatores, Teoria da Fixação de Metas e a Teoria das Expectativas. As pesquisas foram realizadas no âmbito da biblioteca da Puc Campinas em livros.
2. Conceitos Relevantes
2.1. Motivação
“A motivação é a disposição para fazer alguma coisa, que é condicionada pela capacidade dessa ação de satisfazer a necessidade do individuo.” (ROBBINS, p.48,2009)
“Motivação refere-se ás forças internas ou externas para uma pessoa que estimulem o seu entusiasmo e sua persistência para perseguir certo curso de ação.” (DAFT, p.398, 2007)
O estudo da motivação busca entender quais são as forças que movem as pessoas nas diferentes dimensões do comportamento (pensamento, ação e palavras). A motivação é um processo que tem três propriedades: * Intensidade - força dos motivos * Tempo - permanência da motivação * Direção - Objetivo do comportamento
A motivação é uma grande preocupação dos gerentes, uma vez que ela está ligada à produtividade e ao bom desempenho do funcionário. Quando falamos sobre motivação, estamos lidando com a necessidade, que pode-se entender como uma deficiência que uma pessoa tem, levando-a buscar resultados atraentes em determinadas situações que supram essa deficiência, ou seja, quando uma pessoa apresenta comportamentos bem-sucedidos, como cumprimento de metas, aumento de produtividade e entre outras coisas, a pessoa é recompensada satisfazendo assim sua necessidade, e isso incentiva a persistência daquela