Juan Gris
Curso de Desenho Industrial
Trabalho História da Arte II
Texto sobre Retrato de Pablo Picasso de Juan Gris
HISTÓRIA DA ARTE II
São Paulo
2014
Juan Gris
Pintor e escultor espanhol
Juan Gris nasceu em Madrid, no ano de 1887, e foi um reconhecido pintor e escultor, muito apreciado pela sua versatilidade e por ser um dos principais arautos do estilo cubista espanhol, o gênero artístico tornado famoso pelo seu conterrâneo Pablo Picasso.
José Victoriano (Carmelo Carlos) González-Pérez é seu nome de batismo, tendo escolhido o pseudônimo Juan Gris pouco antes de se mudar para Paris em 1906, seguindo as pisadas de Picasso. A decisão de ir para Paris aconteceu depois de ter estudado pintura com José Maria Carbonero.
Em Paris, no ano de 1906, tornou-se amigo de Matisse, Braque e Léger e foi admitido na famosa escola "Bateau Lavoir" com artistas como Picasso. Considerado o "terceiro mosqueteiro" do Cubismo, seguindo Picasso e Braque, Juan Gris ficou conhecido pelo retrato cubista de Picasso que pintou em 1912, uma obra emblemática do gênero cubista que o catapultou para a fama. Realizou a partir daí inúmeras exposições.
Apesar de ter começado pintando no estilo analítico do Cubismo, Juan Gris passou a ser um poderoso intérprete do estilo sintético, a partir de 1913. Ao contrário das obras essencialmente monocromáticas de Picasso e Braque, Juan Gris pintava com cores mais vivas e harmoniosas, mais ao estilo do seu amigo Matisse.
Juan Gris morreu jovem, em 1927, aos 40 anos, vítima de falência renal. Deixou uma esposa e um filho.
Antes de 2005 uma pintura de Juan Gris foi vendida por mais de 69 milhões de dólares.
RETRATO DE PABLO PICASSO - JUAN GRIS - 1912
Juan Gris
Espanha, 1887–1927
Retrato de Pablo Picasso, entre Janeiro e Fevereiro de 1912
Pintura a óleo
Dimensões da obra (93.3 x 74.4 cm)
Assinado e inscrito, l.r.: "Hommage á Pablo Picasso/Juan Gris"