Jean Tinguely
Escultor suíço, Jean Tinguely nasceu em 1915, em Friburgo, e morreu em 1991, na mesma cidade.
Foi um dos fundadores do Novo Realismo, um movimento artístico que elege os materiais e elementos derivados da realidade quotidiana, como os desperdícios da sociedade de consumo, transformando-os em obras de arte. As esculturas, numa espécie de celebração da ciência e do progresso tecnológico que marcou o após-guerra, são máquinas satíricas com funções e formas diversas, normalmente inúteis e absurdas, com movimentos descoordenados.
Paradigmático da sua obra, a escultura Chariot MKIV, 1966, constituída por um conjunto de rodas e de engrenagens as samblados para produzir uma máquina que simula ter uma função.
Outra obra famosa foi a escultura que apresentou no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, cuja função foi a de se auto-destruir.Mais tarde, produz eventos multimídia de grande escala, exteriores, nos quais o espectador é encorajado a interagir com as suas grandesesculturas.
A introdução de movimento físico real nas obras de arte, que se tornava mais frequente na década de 50, na produção criativa de alguns autores, entre os quais Tinguely, permitiu a constituiçãode uma corrente artística, designado por Arte Cinética.
Biografia de Juan Gris:
Juan Gris nasceu em Madrid, no ano de 1887, e foi um reconhecido pintor e escultor, muito apreciado pela suaversatilidade e por ser um dos principais arautos do estilo cubista espanhol, o gênero artístico tornado famoso pelo seu conterrâneo Pablo Picasso.
José Victoriano (Carmelo Carlos) González-Pérez é seunome de batismo, tendo escolhido o pseudônimo Juan Gris pouco antes de se mudar para Paris em 1906, seguindo as pisadas de Picasso.
Considerado o "terceiro mosqueteiro" do Cubismo, seguindo Picasso eBraque, Juan Gris ficou conhecido pelo retrato cubista de Picasso que pintou em 1912, uma obra emblemática do gênero cubista que o catapultou para a fama.
Ao contrário das obras essencialmente...