CHUVAS
I = intensidade da chuva (mm/min) t = tempo de duração (min)
TR = tempo de retorno (anos), para este projeto ficou definido o tempo de retorno de Através desta fórmula determinaremos a intensidade da chuva para a região do projeto. As variáveis desta equação são o tempo de duração (td) da chuva e o tempo de retorno (TR). Sendo o tempo de duração (td), como sendo igual ao tempo de concentração (tc). Para isto, vamos entender o que é o tempo de concentração (tc).
TEMPO DE CONCENTRAÇÃO Tempo de concentração, tc, de uma bacia hidrográfica, numa dada secção de um curso de água, é o tempo para que a totalidade da bacia contribua para o escoamento superficial na secção considerada. Pode também ser definido como o tempo necessário para que uma gota de água caída no ponto hidraulicamente mais afastado da bacia, atinja a secção considerada. Segundo Lencastre e Franco (1992), o tempo de concentração é considerado uma característica constante da bacia, sendo independente das características das chuvadas. O tempo de concentração pode ser calculado por várias fórmulas. Neste projeto faremos uso da fórmula de Kirpch, sendo ela:
L = comprimento do talvegue (Km)
I = declividade do talvegue (m/Km) tc = tempo de concentração do talvegue (min) Na fórmula de Kirpch, há 2 (duas) incógnitas, L = comprimento do talvegue, e I = declividade do talvegue, sendo esta, determinada pela fórmula:
C1 = cota montante
C2 = cota jusante
L = Distância
ÁREA DE ESTUDO (figura) – colocar figura com área e cotas e declividade para os álculos