Admirável Gado Sociologia
A Charge e a Letra de Música do Compositor Zé Ramalho é uma obra literária que descreve um futuro onde as pessoas são condicionadas a viverem em uma sociedade cegamente obediente às leis e as determinadas normas sociais. A obra mostra a realidade da sociedade como condições, situações precárias e traz as comparações da época e também fazendo crítica social.
A crítica social se observa numa situação de constrangimento, de opressão, que segrega e deprimi toda a classe trabalhadora.
Alguns aspectos importantes na compreensão de sua ideologia, no encontro à visão da classe dominante trazendo uma crítica social que a caracteriza como uma obra que, mesmo estando na superestrutura como diz Marx, não se propõe a legitimar a exploração de uma classe sobre as outras.
Constatei que a música apresenta diversos aspectos do pensamento de Marx sobre a sociedade como a luta de classes, a exploração do homem pelo homem, a alienação e a religião.. Portanto percebi diversos conceitos do Marxismo e principalmente uma forte crítica social à sociedade e ao contexto histórico em que está inserida.
A canção “Admirável Gado Novo” foi composta no período da Ditadura Militar no Brasil, no final dos anos 70. O trecho “engrenagem” que “sente a ferrugem lhe comer” remete ao fim do regime militar e à autodestruição do Capitalismo, pregada por Marx. Já o termo “gado” representa conformismo e submissão de um povo que se deixa ordenhar pelos seus proprietários. Muitas pessoas e os bois são manipulados e explorados durante as suas vidas inteiras.
Essa realidade do “povo marcado” e da alienação das massas já preocupou muito o filósofo e economista Karl Marx. De acordo com ele, as relações de produção e o aspecto material da sociedade condicionam a área política, social, espiritual, intelectual e artística. Para Marx, as condições materiais determinavam nossa consciência e nosso pensamento. Segundo o artigo “Dessa forma ele define o conceito de infra-estrutura