QUESTION RIO SOCIOLOGIA 2
KARL MARX
1º) Identifique e analise o método dialético histórico materialista.
R. Dialético É composto por
Assim:
“T” é a tese, forma hegemônica em um dado momento histórico. Por exemplo: cada modo de produção é uma tese que terá suas contradições, que gerará novas teses.
“A” é a antítese, contradições inerentes a toda tese, que surge em germe e evolui até levar a superação da tese. Ou seja, a antítese é algo que questione a tese.
“S” é a síntese, algo novo surgido do antagonismo entre a tese e a antítese. Toda síntese torna-se uma nova tese.
Histórico Etapas sucessivas, progressivas e determinadas da história que representam o grau de evolução das forças produtivas.
Materialista Estágio das forças produtivas que representam a eficácia da exploração nas relações de produção.
2º) Diferencie lucro de mais-valia.
R. lucro Para Marx, o lucro é uma parcela da mais-valia.
Mais-valia Constitui-se por tudo aquilo que o capitalista é obrigado a reservar para o funcionamento e desenvolvimento do seu negócio. É a materialização do temo de trabalho não pago.
3º) Analise o processo de evolução histórica de Marx.
R. Para Marx, a história é um processo de criação, satisfação e recriação contínuas das necessidades humanas. E, para ele é isso que distingue os homens dos animais, cujas necessidades são fixas e imutáveis.
Quando pretende-se analisar a evolução histórica tem-se que a partir do exame empírico dos processos concretos da vida social da existência humana. Ou seja, os seres humanos não devem ser analisados isoladamente, mas num processo de evolução real, a que estão submetidos em determinadas condições.
Em outras palavras, o que Marx explicitou foi que, embora possamos tentar compreender e definir o ser humano pela consciência, pela linguagem e pela religião, o que realmente o caracteriza é a forma pela que reproduz suas condições de existência. Portanto, é fundamental analisar as condições materiais da existência numa dada