Mercado fiat
O mercado automobilístico é um maiores e mais importantes do Brasil, aqui são instaladas as principais empresas do setor e são produzidos centenas de modelos diferentes e milhares de unidades que são compradas pelo próprio mercado interno do país ou exportadas para diversos países.
No mercado brasileiro, a FIAT se destacou no número de vendas no ano de 2012, conseguindo ultrapassar suas principais concorrentes: Volkswagen, General Motors e Ford. Falando em números, a FIAT conseguiu manter o controle de 23,21% do mercado, enquanto suas principais concorrentes conseguiram manter apenas 20,21%, 17,63% e 8,9% respectivamente.
O mercado automobilístico abordado pela FIAT abrange todo o país e seus públicos são o mais diversos possíveis, com um portfólio que abrange diversas categorias de automóveis e variadas faixas de preço, a empresa consegue atingir, de forma ampla, seu público alvo. As compras são, em geral, nas concessionárias por pessoas físicas, mas empresas que trabalham com frotas de veículos também compram da empresa, com condições especiais devido ao volume de vendas.
Os segmentos de produtos da FIAT focam principalmente em modelos hatch, sedã, picapes e utilitários, com exceção do modelo Fremont que se enquadra na categoria SUV. Para uma análise de mercado, o instituto Fenabrave separa essas categorias em apenas duas: automóveis e comerciais leves. Segundo os dados do instituto sobre o número de emplacamentos acumulados de 2012, a FIAT se manteve em primeiro lugar nas duas categorias, alcançando o número de 679.987 emplacamentos na categoria automóvel e 158.173 na categoria comercial leve. A Volkswagen, sua maior concorrente e segundo lugar no acumulado do ano de 2012, teve 651.237 emplacamentos na categoria automóveis e 117.101 nos comerciais leves.
Os negócios da FIAT não se restringem apenas ao mercado brasileiro, a empresa é uma importante exportadora de veículos para outros países, principalmente da América Latina. Segundo os dados da