Fiat
Fiat Chrysler Automobiles, ou simplesmente FIAT, é uma das muitas marcas do Grupo Fiat, um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Turim, norte da Itália. A empresa Fiat Automobiles S.P.A., foi formada em janeiro de 2007, quando a Fiat reorganizou seus negócios automotivos, e traça a sua história de volta a 1899, quando o primeiro Fiat, ou Fabbrica Italiana Automobili Torino, foi produzido. Fazem parte do Grupo Fiat, as marcas automotivas FIAT, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Lancia, Autobianchi, Innocenti, Abarth, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, FIAT-Hitachi, Case IH, FIAT-Allis. É proprietária da Juventus FC, time bastante popular da Itália.
2. História do grupo Fiat
FIAT é um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino (“Fábrica Italiana Automobilística de Turim” em português), mas também pode significar "faça-se" em Latim. Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de julho de 1899. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa com apoio do governo começou a investir em diversas áreas, como o mercado de jato, tratores, trens e construção. Gianni Agnelli, neto de Giovanni Agnelli, chefiou a FIAT de 1966 até sua morte em janeiro de 2003, quando foi sucedido por seu irmão Umberto Agnelli.
Depois da morte de Umberto, em 2004, Luca Cordero di Montezemolo foi nomeado presidente da empresa, porém o herdeiro de Agnelli, John Elkann, tornou-se vice-presidente, com 28 anos. Outros membros da família Agnelli continuam na direção. Enquanto as atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveise de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Ao longo do tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades