Mercado eficiente
Mercados eficiente de capitais são os mercados onde os preços refletem as informações disponíveis. Ou seja, o preço representa o valor presente do título, e que não há maneira de se obter lucros extraordinários a partir dessas informações.
Condições de financiamento: quantidade de títulos de dívida e ações a serem emitidas, tipos de capital de terceiros e capital próprio que devem ser obtidos e quando vender os novos títulos de dívida e ação.
A empresa típica conta com muito mais oportunidade de investimento com valores presentes líquidos do que oportunidades de financiamento com valores presentes líquidos.
Três maneiras de criar oportunidades de investimento:
- Enganando os investidores: Os administradores não devem tentar criar valor enganando os investidores. Os investidores devem criar valor de algum outro modo.
- Reduzir custos ou aumentar subsídios: Uma empresa que emite títulos para minimizar impostos (ou outro custo) cria valor para a empresa.
- Criar um novo título: Embora a vantagem proporcionada por instrumento seja diferente, um aspecto comum é o de que esses novos títulos não podem ser facilmente replicados por combinações do título existente.
Eficiência: certas informações podem afetar o preço de ações mais rapidamente do que outras. - Forma Fraca: estratégia que usa SOMENTE informações representadas por preços passados. Incorpora integramente os preços passados. Tipo menos exigente de eficiência que esperávamos encontrar em um mercado financeiro. - Forma semi-forte: estratégia que utiliza TODAS as informações publicamente disponível refletida ao preço, o preço deverá subir imediatamente após a divulgação da notícia. Portanto um investidor iria acabar pagando um preço mais alto, eliminando a chance de lucro. - Forma Forte: quando os preços refletem toda a informação (pública, ou