Mercado derivativos
Negociação: os contratos a termo podem ser encontrados em bolsa, mas são mais comumente negociados no mercado de balcão (contratos bilaterais negociados fora das bolsas). Ausência de mobilidade de posições: em geral, os contratos a termo são liquidados integralmente no vencimento, não havendo possibilidade de sair da posição antes disso. Essa característica impede o repasse do compromisso a outro participante. Em alguns contratos a termo negociados em bolsa, a liquidação da operação a termo pode ser antecipada pela vontade do comprador.
Partes envolvidas
2) Pricipais diferenças do mercado a termo e mercado futuro
1- Mercado a termo: é o mercado onde se processam as operações para liquidação diferida, em geral após 30, 60 ou 90 dias da data de realização do negócio.
Resulta em um contrato entre duas partes que concordam em negociar algum ativo no futuro, a um preço determinado. No contrato a termo, a parte que se compromete a pagar pelo produto assume uma posição comprada e a parte que se compromete a vender o item assume uma posição vendida. A título de exemplo, pode-se dizer que é uma operação semelhante com a compra (a preço de hoje) de uma passagem áerea para daqui a 30 dias, paga com um cheque para ser descontado na data de embarque. Com isso, o preço fica estabelecido desde já.
2- 3- Mercado futuro: é o mercado onde são realizadas operações envolvendo lotes padronizados de commodities ou ativos financeiros, para liquidação em datas prefixadas.
Um contrato futuro é, na essência, um contrato a termo, mas padronizado e negociado em uma Bolsa organizada. A padronização do contrato significa que suas especificaçoes, como quantidade e preço do ativo ser entregue, são as mesmas para todos os contratos.
3) Características dos operadores de mercado: arbitrador, especulador e hedger
Hedger: Seu objetivo é de proteção contra a oscilação de preços futuro
Arbitrador: Seu papel é a busca de lucro em