Mercado de orgânicos
RESUMO
Esse artigo apresenta uma breve exposição do cenário do mercado de orgânicos no Brasil, assim como uma perspectiva do futuro desse mercado na economia.
Palavras- chave: Mercado, Economia, Orgânico.
ABSTRAT
This article presents a brief exposition of the scenario of the organic market in Brazil, as well as a view of the future of this market in the economy.
Key word: Market, Economy, Organic.
1 INTRODUÇÃO
O mercado de produtos orgânicos tem sido foco de atenção na economia do Brasil. Com o passar dos anos, a procura pelo consumo desse tipo de produto têm aumentado, consequentemente, a oferta também. Sendo assim, um leque de opções fica cada vez maior, e essa faixa da economia ganha cada vez mais força.
1.1 Definição de produtos orgânicos
Produtos orgânicos são todos produtos, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é à base do trabalho orgânico.
Os alimentos orgânicos são definidos como aqueles alimentos in natura ou processados que são oriundos de um sistema orgânico de produção agropecuária e industrial. A produção de alimentos orgânicos é baseada em técnicas que dispensam o uso de insumos como pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação.¹
1.2 Dados
O mercado de produtos orgânicos no Brasil teve seu “bum” na ultima década.
De acordo com dados do Censo Agropecuário 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) novos canais de distribuição e de comercialização possibilitaram que os produtos orgânicos alcançassem maior número de consumidores, tornando a demanda mais regular.
Por ainda ter uma relação oferta x procura relativamente pequena, os produtos orgânicos têm seu preço bastante elevado em relação aos produtos comuns. Essa diferença chega a ser de 100% a