DETERMINAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS¹
Juliana de Oliveira Rossato²; Ana Lúcia de Freitas Saccol³
¹ Projeto de Iniciação Científica - PROBIC
² Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIFRA
³ Professora do Curso de Nutrição da UNIFRA
RESUMO
A adolescência é um dos períodos mais desafiadores no desenvolvimento humano, devido à extensão das mudanças físicas e fisiológicas que ocorrem. Surgem uma série de conseqüências importantes, as quais influenciam no bem-estar nutricional do adolescente. O objetivo deste trabalho foi determinar o perfil nutricional de adolescentes de escola pública e particular do município de Santa Maria, RS. A amostra foi composta por 100 adolescentes de escola pública e 100 adolescentes de escola particular do município de Santa Maria – RS. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas no qual determinou-se os hábitos dos adolescentes. Para a avaliação do estado nutricional, foram utilizadas as variáveis peso e altura. Em relação ao estado nutricional dos adolescentes estudados, verificou-se que mais de 80% dos adolescentes eram eutróficos, não havendo diferença expressiva entre as duas escolas. Em relação aos hábitos alimentares, pode-se observar que a grande maioria relatou consumir frutas, verduras, água, mas também pode-se observar que faziam o uso de refrigerantes, salgadinhos e bolacha recheada mais de uma vez na semana.
INTRODUÇÃO
A adolescência é marcada por intensas mudanças psicológicas e somáticas, divididas em fase inicial ou puberdade, entre 10 e 14 anos, caracterizada pelo estirão de crescimento (puberal) e maturação biológica (óssea e sexual) ao final, entre 15 e 19 anos, quando ocorre a desaceleração destes processos (IULIANO et al., 2004).
Para entender melhor o comportamento alimentar desta fase deve levar-se em consideração a inter-relação de vários fatores que influenciam de maneira direta e/ou indireta. Os fatores