Mercado Regional de Café Orgânico do Distrito Federal
Por meio deste será traçado o mercado regional de café orgânico do Distrito Federal, para que a marca Café do Sítio, venha introduzir da melhor maneira um novo produto neste segmento.
O PRODUTO ORGÂNICO
Segundo o dicionário, orgânico é que diz respeito aos órgãos, à organização, a seres organizados. O que condiz com a definição do autor Souza (2000), que diz que o termo orgânico deve ser utilizado quando é possível visualizar “(...) o conceito da unidade produtiva como um organismo, em que todas as partes componentes – solo, minerais, micro-organismos, matéria orgânica, insetos, plantas, animais e homens – interagem para criar um todo coerente.”.
Dessa maneira constitui um produto orgânico aquele que busca o equilíbrio com a natureza e o ambiente humano, de maneira a agir de forma a diminuir as agressões a ambas as partes. Ou seja, trabalhando com maneiras alternativas, naturais, de combate a pragas e a na adubação no que diz respeito a produtos agrícolas.
Isso auxilia não só na manutenção da vida natural do solo e do ambiente de plantio, como afeta positivamente a saúde dos consumidores, esses valores podem ser agregados a uma produção sustentável próxima ao ponto de distribuição final, na periferia rural das cidades, onde buscando a otimização dos recursos, como aproveitamento da água para irrigar as plantas, a diminuição da queima de combustível para entrega do produto no ponto de venda e o investimento na comunidade local. São unidos os valores sócias, ambientais e da saúde.
No que diz respeito ao café orgânico todos esses conceitos são aplicáveis, sendo base para produção de quaisquer produtos agrícolas que desejam ser intitulados como orgânicos.
O MERCADO ORGÂNICO DE CAFÉ
O consumo de café orgânico vem crescendo no decorrer dessa ultima década no Brasil e igualmente em Brasília, tendo em vista a tendência global de preocupação com o meio ambiente, a saúde. Tendo em vista que esse