biomateriais
O desempenho dos dispositivos e implantes a base de metais varia de acordo com sua estrutura, propriedades e os processos utilizados na sua confecção. Em geral os materias metálicos seguem as mesmas etapas de produção, utilizando técnicas de processamento diferentes em cada etapa (PEREIRA; BUONO; ZAVAGALI, 2006).
Figura 2- Sequência de processamento de um implante metálico.
Fonte: ORÉFICE, 2006, p.42
Em geral os metais são encontrados na natureza combinados com outros elementos. Por exemplo, o ferro que apresenta interesse econômico para a siderurgia se encontra na forma de oxido (Fe2O3, minério de ferro) já o titânio e encontrado como rutilo (TiO2) ou ilmenita (FeTiO3) em areias ou outros depósitos naturais(PEREIRA; BUONO; ZAVAGALI, 2006).
Depois de extraído o minério que se tornará o metal de interesse pode passar por varias rotas e etapas como: processo de beneficiamento físico, processos de concentração do minério, extração química do metal ou ligas metálicas, para se obter o metal bruto, que geralmente se encontra na forma de lingotes. Os lingotes normalmente são processados para obterem várias formas sólidas ou a forma de pó e serem então comercializados (PEREIRA; BUONO; ZAVAGALI, 2006, p.42).
Para serem utilizados em aplicações médicas os produtos devem ser testados com muito rigor, quanto à composição química e características estruturais e mecânicas, para garantir os padrões determinados por normas específicas para implantes metálicos (PEREIRA; BUONO; ZAVAGALI, 2006).
Assim a fabricação de implantes a partir do metal na forma básica pode seguir uma série de processos, que variam de acordo com tamanho, forma do implante, características do metal e seu custo de produção.
Nos métodos de fabricação estão:
A fundição; o metal é refundido e o liquido e o liquido e passado para um molde para se solidificar;
A usinagem, os excessos de materiais são removidos com ferramentas de corte para obter a geometria