MERCADO DE CAPITAIS
2- O Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado; é uma forma de captação de recursos para a empresa. Uma vez ocorrendo esse lançamento inicial ao mercado, as ações passam a ser negociadas no Mercado Secundário, onde ocorre a troca de propriedade de título. Ou seja, no Mercado Primário, quem vende as ações é a companhia, usando os recursos para se financiar. No Mercado Secundário, o vendedor somos nós (investidores) que se desfaz das ações para reaver o seu dinheiro.
3- São títulos de créditos, quaisquer valores mobiliários e outros direitos aqui denominados como títulos e valores mobiliários ou aplicações em instrumento financeiro, incluindo as duplicatas mercantis e as duplicatas de prestação de serviços a receber.
4- Existem dois tipos de ação: Ordinárias nominativas (ON) e Preferenciais nominativas (PN) -
Ação que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa. Confere a seu titular o direito de voto em assembleia. Não dão direito preferenciais a dividendos.
Ação que oferece a seu detentor prioridades no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral, não concede direito a voto em assembleia.
5-Underwriting é uma operação realizada por uma instituição financeira mediante a qual, sozinha ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda ao mercado. A instituição financeira subscreve somente as sobras da emissão, nos casos em que a lei brasileira assegura aos acionistas o direito de preferência à subscrição das novas ações a serem emitidas, na proporção das ações que possuírem na época.
6-A definição de taxa de câmbio é a