TRABALHO Tica Pronto 28 05
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
LINHARES
2014/05
ALEX SANDRO BARCELOS NUNES
MAIKO VIEIRA RANGEL
KAROLINNY POLLI LEAL
JANESSARA MARINOTTE
PABLO BARROS CORREA
O LIBERALISMO CONTEMPORÂNEO
Trabalho da disciplina “Ética, Política e Sociedade”, desenvolvido pelo grupo de estudo do segundo período de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras de Linhares como requisito parcial para obtenção de título em Engenharia.
TURMA: 67992013A
ORIENTADORA: Prof.ª Regina Rabello
LINHARES 2014/05
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 05 2.1 LIBERALISMO SOCIAL 06 2.2 LIBERALISMO DE ESQUERDA 06 2.2.1 Norberto Bobbio 06 2.3 NEOLIBERALISMO 07 2.3.1 Friedrich Von Hayek 07
2.4 PARA NÃO FINALIZAR 08
3. CONCLUSÃO 10
3.1 EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 11 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
A presente análise tem por fim recusar explicações simplistas que contrapõem o fracasso do socialismo as excelências do liberalismo. Demonstra as diferentes posições que a teoria liberal assumiu, quer seja para a defesa das liberdades ou para a igualdade de oportunidades. Para assim, podermos criar uma melhor idéia de política, saber de onde e como surgiram essas tendências e qual a sua influencia ainda existente no mundo contemporâneo.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Liberalismo social
Uma das conquistas do liberalismo foi o ideal do Estado não intervencionista, que deixava o mercado livre para sua auto-regulação, ou seja, o Estado não interferia de forma direta mais na sociedade, o próprio mercado se desenvolvia da maneira que desejassem.
Porém no século XX, surgiram as tendências que podemos chamar de liberalismo de esquerda, o que era algo meio contraditório, pois o mercado era livre, mas havia o controle estatal da economia no país.
As extremas desigualdade