Mercado de capitais
A BM&FBOVESPA foi criada em 2008 com a integração entre Bolsa de Mercadorias & Futuro BM&F e a bolsa de valores de São Paulo (BOVESPA). Juntas formaram uma das maiores bolsas do mundo em valores de mercado.
A BM&FBOVESPA hoje apresenta quatro tipos de negociação; mercado a vista, mercado a termo, mercado de opção e mercado futuro.
Mercado a vista: É aquele em que a liquidação fisica (entrega do titulo vendido), pelo vendedor e a liquidação financeira( pagamento), pelo comprador, acontece no terceiro dia útil após a negociação. A liquidação fisica e financeira é processada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC.
Mercado a termo: É um contrato de compra ou venda de ações, a um preço fixado, para liquidação com prazo determinado. Esse parazo em geral é de trinta, sessenta ou noventa dias.
Para aplicações no mercado a termo são requeridos além do registro na CBLC, um limite minimo para a transação e deposito de valores na CBLC – tanto pelo vendedor como pelo comprador – ultilizados como margem de garantia da operação. O contrato a termo pode ser liquidado antes de seu vencimento.
Mercado de opção: Propiciona ao investidor que a adiquire – mediante o pagamento de um prêmio em dinheiro – o direito de comprar ou vender um lote de ações a outro investidor, com preço e prazo de exercício preestabelecidos cotratualmente. O comprador da opção de compra, até a data do vecimento, poderá exercê-la comprando ou vendendo o lote de ações a opção no mercado. O comprador da opção de venda, por sua vez, somente poderá exercê-la na dat do vencimento da opção quando então poderá vender as ações objeto da opção ao lançador. Entretanto tanto o titular como o lançador poderão negociar suas opções no mercado a qualquer tempo, até a data do vencimento. O lançador de uma opção de compra poderá cobrir (deposito na CBLC os ativos objetos da operação) ou margear a sua posição. O lançador de um opção de venda