Apologia de sócrates
2) É possível concordar com Sócrates quando o mesmo afirma que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”? Argumente sua resposta:
Creio que sim. Concordo com o filósofo nessa sua afirmação. A reflexão sobre as coisas e sobre a vida é o que faz a nossa existência ter sentido. Viver o cotidiano simplesmente cumprindo tarefas não tem significado algum. É preciso refletir e saber o porquê de fazer as coisas do nosso dia a dia. Por exemplo, por que trabalhamos? Simplesmente para acumular capital? E se ficarmos extremamente ricos e pudermos comprar tudo o que queremos, o que faremos então? Terá se completado o sentido da nossa existência? Acho que não. Acredito que o sentido da vida está em conhecer as pessoas, a natureza, o mundo. Qual seria o motivo de vivermos num planeta gigantesco como a Terra, se ficássemos limitados em ir de casa para o trabalho e vice-versa? Por que existem diversos climas diferentes em cada país e tipos de fauna e flora tão distintas? Somente por acaso? Creio que não!
Acho que as relações que criamos com as pessoas e com o mundo é que são realmente importantes. As experiências vividas e compartilhadas é que são o nosso “tesouro”. Os nossos familiares, por exemplo, são os que estarão próximos sempre que precisarmos, tanto nos bons quanto nos maus momentos, independente de termos dinheiro ou não. Por isso devemos valorizar a família. Dar importância para as conquistas e para as dificuldades daqueles que são próximos a nós. Estender a mão sempre que preciso e pedir ajuda quando necessário. Claro que eu acho importante trabalhar para ganhar dinheiro. Para viver confortavelmente melhor, estar num lar quentinho no inverno, ter sempre uma boa comida nas horas das refeições e fazer uma bela viagem para uma praia paradisíaca no verão. Porém, o objetivo nesse “ganhar dinheiro” não se encerra em si mesmo, mas sim, nas possibilidades de convívio e conhecimento que a obtenção