Atividade é referente à abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados"
1. Discorra sobre a orientação e a perspectiva que caracteriza a abordagem empírica em campo ou "dos efeitos limitados".
A abordagem empírica em Campo ou “dos efeitos limitados” segue-se uma orientação sociológica, deixando de lado a perspectiva psicológica da Teoria da Abordagem Empírico-Experimental, passando a olhar a pesquisa sobre a mídia de forma global, a partir do ponto de vista da capacidade geral da influência sobre o público. Sendo assim a Teoria Hipodérmica falava em manipulação rápida e Empírica Experimental ocupava-se da persuasão, contemplando os relacionamentos comunitários.
2. Qual o objeto de estudo da pesquisa sobre o consumo dos meios de comunicação de massa (MCM)?
O objeto de estudo da comunicação não se trata de uma coisa palpável, estético, comunicação não de uma “coisa”, mas si um processo. Nem tudo que diz respeito aos meios de comunicação é objeto de estudo do nosso campo. Nosso campo se interessa pela relação que estabelecemos com a programação e o uso do aparelho.
Assim temos exemplos do estudo de Lazarsfeld, propondo que o público é capaz de fazer suas próprias escolhas.
3. Descreva as formas propostas para o estudo da atração dos programas.
A atração dos programas fundamenta-se em três maneiras distintas, em saber qual o significado de um programa para o público.
Análise de conteúdo: A partir dessa análise podem-se tirar conclusões daquilo que os ouvintes gostam ou não dentro do conteúdo específico de um programa qualquer. Características dos Ouvintes: é fazer uma análise atenta e diferenciada dos vários
grupos de ouvintes. São conhecidas as diferenças psicológicas existentes entre sexos, idades e grupos sociais. Se um programa é escutado predominantemente por um grupo social, é possível compreender-se a natureza do seu atrativo.
Estudos sobre as gratificações: aqui estuda como os conteúdos da mídia afetam o público, o que a maioria dos