Mercado de Capitais
Esse trabalho visa informar quais são os tipos de produtos financeiros mapeando os tipos, conceito, riscos e seus benefícios.
No mercado financeiro todo investidor busca o retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, deve-se estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, mapeando seu perfil, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.
1 - Ações
Pode-se definir como sendo títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente.
O investidor é um coproprietário independente de ter ações ordinárias, que dá direito a voto nas assembleias ordinárias e participação nos resultados, ou preferenciais, que dá prioridade na partilha dos dividendos e reembolso de capital ao dissolver a sociedade.
Quanto à forma, podem ser nominativas ou escriturais, sendo a primeira apresentada como certificado com o nome do acionista e a transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista. Já a segunda são ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funciona como uma conta corrente, os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos. ·.
1.1 - Risco
Ações são ativos de renda variável, ou seja, não oferecem ao investidor uma rentabilidade garantida e por isso é um investimento considerado de risco alto.
A rentabilidade dos investidores é composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa emissora, além do eventual ganho de capital advindo da venda da ação na Bolsa de Valores. O retorno do investimento dependerá de uma série de fatores, tais como desempenho da empresa, comportamento da economia brasileira e