Mente
RESUMO
A influência que Freud exerceu em várias correntes da ciência, da arte e da filosofia foi enorme. Mas não se deve deixar de dizer que muitos filósofos, psicólogos e psiquiatras fazem sérias objeções ao modo como o pai da psicanálise e seus discípulos apresentam seus conceitos: como realidades absolutas e não como hipóteses ou instrumentos de explicação que podem ser ultrapassados pela evolução científica e, em alguns casos, foram mesmo. O tratamento psicanalítico de diversos transtornos mentais continuam a se revelar eficazes e a ajudar uma grande quantidade de indivíduos a ficarem em paz consigo mesmo e com a vida. Como já se disse, a psicanálise pode ser um co-adjuvante no tratamento de algumas doenças.
Palavras-chaves: Psicologia. Mente. Freud
1 INTRODUÇÃO
A importância de Sigmund Freud para a ciência é inquestionável e reside principalmente em três pontos. Antes de mais nada, o destaque pioneiro que o médico vienense deu ao fator sexual que era - até Freud - uma área de completa ignorância para a ciência e a filosofia.
Os três termos alemães empregados por Freud para definir a mente humana, em sua língua materna, eram "Ich", "Es" e "Überich", que se traduzem também por eu, isso e supereu (Id, Ego e Superego).
2 SIGMUND FREUD
Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud, formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanálise.
Nascimento: 6 de maio de 1856, Příbor, República Checa
Falecimento: 23 de setembro de 1939, Londres, Reino Unido
Educação: Universidade de Viena (1881)
Irmãos: Esther Adolfine Freud, Anna Freud, Emanuel Freud, Mais
Pais: Amalie Nathanson, Jacob Freud
Pai da Psicanálise
3 AS PRINCIPAIS TEORIAS DE FREUD QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA PSICANÁLISE.
3.1 O INCONSCIENTE
Diz Freud, não é o subconsciente. Este é aquele grau da consciência como consciência passiva e consciência vivida não-reflexiva,