a mente
Processos interdependentes - A mente é um conjunto de três processos, cada um relacionado com o saber, sentir e fazer. Primeiramente, temos os processos cognitivos que relacionam se com o saber. Sao processos impessoais e objetivos e manifestam se de maneiras diferentes: perceção, memoria e aprendizagem. Segundamente, os processos emotivos referem se ao sentir, ou seja, são os estados do indivíduo que correspondem às vivências e à interpretação das suas relações (emoção, sentimento e afeto). Terceiramente e por ultimo lugar, existem os processos conativos que nos transportam para o fazer. Sao as ações e os comportamentos que temos (intencionalidade, tendência e esforço de realização).
Perceção é uma construção na nossa mente em que o cérebro produz uma representação mental. É um processo ativo de organização e interpretação das informações sensoriais. Difere da sensação na medida que é um processo cognitivo, atraves do qual damos sentido e significado as nossas sensações. Pelo contrario, uma sensação é uma reação dos órgãos recetores ao estimulo do meio. Implica sim a existencia de um estimulo (quer visual, gustativo, olfativo, táctil ou auditivo), uma impressão provocada no recetor e transmitida para o sistema nervoso central, e , por fim, um processo fisico-psicológico que dá a sua origem. É atraves da sensação e da perceção que a realidade chega até nós, são uma ponte entre o mundo fisico e o mundo psicológico.
Leis de perceção - O conceito de perceção é fundamentado por quatro leis que passo a explicitar exemplificando. Em primeiro lugar, temos a constância de tamanho: o nosso cérebro recebe dados mantendo