Mensuração e desenvolvimento de processos
PÓS-GRADUAÇÃO: CONTROLADORIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS
MÓDULO: GESTÃO ESTRATÉGICA
MENSURAÇÃO E DESEMPENHO DE PROCESSOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
Sumário
Sumário 2
CONCEITOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 6
INTRODUÇÃO Com a chegada da era da informação, por volta dos anos 80, caracterizada pelo acesso a novos mercados e elevado poder de competitividade, a identificação e a quantificação dos resultados intangíveis tem sido uma incógnita nos relatórios contábeis tradicionais das empresas.
Para que as empresas possam mensurar o resultado intangível é necessário que se desenvolva um processo de Gestão do Conhecimento. Este processo surgiu no ambiente organizacional para reestruturá-lo, desenvolver valores competitivos a partir da inovação e do aprendizado, e com isso possibilitar que cada colaborador saiba o seu papel na empresa, desenvolva habilidades para as funções determinadas e amplie seu potencial, possibilitando novos resultados para a organização.
A Gestão do Conhecimento pode ser definida como o processo de identificação, valorização e maximização dos conhecimentos estrategicamente relevantes para uma empresa, e podem trazer um diferencial competitivo para a organização (TERRA, 2001).
Após a organização reconhecer que o capital intelectual é o seu maior ativo, chamado ativo intangível ou ativo do conhecimento, ela estará constantemente inovando e à frente dos concorrentes.
O conhecimento, quando transferido nas organizações, proporciona benefícios e soluções rápidas para clientes e fornecedores, aguça o interesse de investidores e acionistas bem como fortalece a imagem da empresa no mercado, pois agrega valor aos resultados dos produtos e serviços prestados. No entanto, para acontecer a identificação, criação e maximização de conhecimentos, é necessário acompanhar cada passo do processo, isto é, avaliar e medir os resultados obtidos, ponderar