Contas Ambientais e seus possíveis indicadores
No decorrer do trabalho é apresentada a definição de Sistema de Contas Nacionais e a forma que se calcula as atividades econômicas no país em um determinado período de tempo, e a dificuldade que existe em acrescentar nesse sistema fatores sustentáveis.
Alguns possíveis indicadores são apontados, demonstrando que ainda é preciso se aprofundar nessa questão no Brasil, já que alguns países conseguiram avançar nesse sentido e por se tratar de algo muito mais valioso para vida do que somente retornos financeiros.
Sistemas de Contas Nacionais
O Sistema de Contas Nacionais apresenta resultados de extrema importância por se tratar de cálculos das atividades econômica do país, possibilitando uma visão geral de sua situação econômica em um determinado período de tempo. Essa definição se baseia no modelo macroeconômico Keynesiano, que demonstra a economia como um sistema isolado não se relaciona com o campo externo, ou seja, com a natureza.
Este sistema é contabilizado através de balanço entre insumo e fluxo de bens pelo lado “real” e explicita a geração de renda e suas formas de apropriação pelo lado “monetário”. As Contas Nacionais não calculam atividades que não possuem valor no mercado, como por exemplo, os recursos naturais. Elas são utilizadas para auxiliar na identificação do crescimento econômico, entre os países e tem como principal indicador o Produto Interno Bruto, porém este indicador apresenta deficiências quanto a medição de desenvolvimento sustentável.
Nos séculos XVIII e XIX, terra era principal fonte