PROJETO POS SPEI ARTIGO
Os principais problemas que um Gerente Editorial enfrenta estão relacionados aos processos de estimativa dos prazos de entrega dos projetos.
Influenciando esses prazos e suas estimativas, a composição do projeto, desenvolvimento e o acompanhamento das etapas efetuadas pelo mesmo, as crescentes mudanças no mercado e as novas tecnologias disponíveis para esse mercado, o gestor torna-se fundamental na sobrevivência e crescimento de empresas que atuam no mercado tecnológico.
A busca pela melhoria na qualidade dos processos editoriais por meio de padrões, normas e ferramentas, está fazendo com que a empresa que estabelece e cumpre os prazos de entrega, e até mesmo faz com que eles sejam reduzidos, mantendo a qualidade, obtenha vantagens consideráveis sobre seus concorrentes.
Porém, estimar o tempo de um projeto editorial, e a data de entrega do mesmo para o cliente, é um processo delicado, o qual envolve muita sensibilidade do Gerente Editorial e, principalmente, uma excelente capacidade de estimativa, ocasionando um aumento na responsabilidade dos gestores, que só podem contar com sua experiência profissional como ferramenta.
Por maior que seja a experiência profissional deste gestor, ele fatalmente irá deparar-se com projetos de gráficos que ainda não trabalhou, mesmo com algo similar. Ou ainda com mudanças inesperadas do escopo.
Empresas como a Adobe, Corel Corporation, Quark, desenvolvem softwares para designe gráfico, ilustrações vetoriais, web, entre outros, fazendo com que um designer gráfico possa criar tipografias, artes visuais, trabalhar com layout de página, para produzir o resultado final.
O primeiro obstáculo é a identificação de quais softwares serão realmente utilizados pelos designs gráficos, para que Gerente editorial faça a solicitação somente dos softwares necessário para o setor, pois alguns fabricantes vendem mídias com vários softwares, que nem sempre são utilizados.
O segundo