Pesquisa De Qu Mica Corros O Na Constru O Civil Parte 1
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
UNEMAT – Campus de Nova Xavantina.
Curso de Bacharelado em Engenharia Civil
RAIURE LINO FERREIRA
CORROSÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ARMADURAS
Nova Xavantina – MT
Maio/2015
Armaduras para Concreto Armado
Corrosão
Certamente, a mais generalizada das patologias do concreto é a corrosão das armaduras, principalmente em peças de concreto aparente. A corrosão da armadura do concreto é um processo eletroquímico onde existe um ânodo e um cátodo. A água presente no concreto serve de eletrólito. Quaisquer diferenças de potencial entre pontos podem gerar uma corrente, iniciando o processo de corrosão.
A corrosão tem, como consequência, uma diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto em direção paralela a esta.
Eventualmente, podem surgir manchas avermelhadas produzidas pelos óxidos de ferro. As fissuras ocorrem porque os produtos da corrosão ocupam espaço maior que o aço original.
As causas são variadas, entre as quais destacamse :
● Insuficiência ou má qualidade do concreto do recobrimento da armadura ;
● Presença de cloretos.
IMPORTANTE
A corrosão do aço (armaduras) em estruturas de concreto é considerada uma anomalia grave com consequências que podem levar ao colapso estrutural em curto prazo, com desabamentos de edifícios, marquises, pontes, etc.... Após iniciada, caso não haja intervenções de tratamentos e recuperações, a corrosão adquire uma constante de progressão ininterrupta em praticamente 100% dos casos e que invariavelmente levará ao colapso estrutural. Figura1.
I
nsuficiência do Recobrimento da Armadura
Corrosão de Armaduras
Generalidades
Podese definir corrosão como a interação destrutiva de um material com o ambiente, seja por reação química, ou eletroquímica. Basicamente, são dois os processos principais de corrosão que podem sofrer as armaduras de aço para concreto