Mensuração Logística
Relatório de Desempenho Logístico
Introdução.
O sucesso nos negócios nesta década dependerá da capacidade de se obter vantagem sobre as mudanças. Cada empresa terá que encarar seus desafios individuais. Para algumas, o gerenciamento do portfólio de unidades de negócios será a chave para a sobrevivência; para outras, a fabricação de produtos tecnologicamente avançados será o teste. Outras sobreviverão ou não de acordo com o sucesso em pesquisa e desenvolvimento, marketing, propaganda ou vendas. Entretanto, um desafio comum que terão pela frente para qualquer empresa que fabrica, distribui, ou vende seus produtos no varejo, será a eficácia de seus processos logísticos.
Indicadores de Desempenho Logístico
Os indicadores tornaram-se tão populares para controlar a qualidade da manufatura que passaram a serem usados em outras áreas para outras finalidades. Na logística, eles avaliam e auxiliam o controle da performance logística.
Classificação dos Indicadores de Desempenho Logístico
A busca por eficiência tem como pré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final (Fleury e Lavalle, 2000). No entanto, atualmente para se atingir esse objetivo não basta apenas ter o aprimoramento das atividades internas da empresa. È fundamental também que exista um alto nível de integração entre os parceiros de uma mesma cadeia.
As empresas cada vez mais estão conscientizando-se de que não é possível atender às exigências de serviço dos clientes e, simultaneamente, cumprir com os objetivos de custo da empresa sem trabalhar de forma coordenada com outros participantes da cadeia de suprimentos (Fleury e Lavalle, 2000).
Assim, os indicadores de desempenho logístico podem monitorar a qualidade das atividades logísticas internas à empresa ou a de seus parceiros (fornecedores).
Classificação dos Indicadores quanto ao Âmbito.