Logistica aplicada a controladoria
Resumo
Este trabalho tem como objetivo uma abordagem da necessidade de identificação e mensuração das atividades que agregam valor e que não agregam valor em toda a cadeia logística nos relatórios contábeis, uma vez que uma das funções da controladoria é a coordenação e otimização dessas atividades como forma estratégica e vantagem competitiva. Dessa forma surge um questionamento, como a controladoria poderia identificar e mensurar os trade-offs, em toda a cadeia de valor por intermédio da logística integrada?. É necessário compreender o comportamento da cadeia logística (suprimento, manufatura e distribuição) em suas atividades por meio de seus elos com o propósito de gerenciar seus custos, logo o ABC (Activity Based Management) método de custeio por atividades o mais apropriado para a identificação e mensuração das atividades na cadeia de valor, sendo que o cerne da otimização da redução dos custos está nos trade-offs. Dessa forma, a logística integrada a controladoria quando utilizada para um melhor nível de serviço por meio dos trade-offs será uma variável estratégica nas relações de negócios das empresas. A metodologia utilizada foi por meio de revisão da literatura.
Palavras-chave: Cadeia de valor, controladoria, vantagem competitiva, trade-offs
1 – Introdução
As organizações, para sobreviverem no mercado competitivo, estão avaliando suas atividades de forma estratégica, não somente nas atividades do limite da fábrica, mas em todas suas atividades operacionais, desde a contratação de insumos e serviços com os fornecedores até à sua distribuição do produto ao consumidor final.
De acordo com Bertaglia (2003, pág. 15):
As empresas de serviço têm se especializado em mercado internacional, efetuando estudos financeiros, análises de mercado, análises de concorrência, projetos de rede de distribuição, em busca